RBAC bilíngue estreia com edição temática
RBAC bilingual edition debuts with thematic issue
Mauren Isfer Anghebem | Editora Chefe da RBAC
Recebido em 10/12/2024
Aprovado em 11/12/2024
DOI: 10.21877/2448-3877.202400214.pt
Pela primeira vez, desde seu lançamento em 1969, a Revista Brasileira de Análises Clínicas publica uma edição bilíngue, marcando o início de uma nova fase do periódico científico da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC.
A RBAC passará a publicar os artigos na sua versão original (português) e custeará a tradução e publicação da versão em inglês do mesmo artigo, ampliando o acesso à informação pela comunidade internacional.
Esta edição especial selecionou artigos com temáticas voltadas à fundamentos, técnicas, e aplicação prática do assunto pelos laboratórios de análises clínicas, com artigos na área de Bioquímica Clínica, Gestão e Controle de Qualidade, Parasitologia Clínica e Uroanálise.
O artigo intitulado “Reference Change Value: Uma ferramenta do laboratório para interpretar resultados de exames” mostra a importância de cada uma das fases de um exame laboratorial para a interpretação dos resultados quantitativos, com foco no conceito de reference change value (RCV), uma importante ferramenta que avalia a significância de mudanças nos resultados laboratoriais, especialmente em exames consecutivos. Outro artigo temático da área da Gestão e Controle de Qualidade, “Estimativas de incerteza de medição associada ao Laboratório Clínico e suas implicações na prática clínica”, traz informações detalhadas sobre a incerteza da medição, que requer uma série de cálculos matemáticos e estatísticos fundamentados na validação e verificação dos métodos analíticos empregados no laboratório.
O “Exame Coprológico Funcional” é detalhado em um artigo que relata as técnicas e procedimentos para a realização deste exame, com imagens ilustrativas, fornecendo aos analistas clínicos um rico material científico para consulta.
Na área de Bioquímica Clínica, o artigo “Exames laboratoriais para o diagnóstico do Diabetes com ênfase nos testes de sobrecarga” aborda os critérios recentemente atualizados para o diagnóstico do diabetes e traz luz aos testes de sobrecarga de glicose, que geram dúvidas frequentes nos analistas clínicos.
Esta edição com caráter especial também contempla importantes recomendações e posicionamentos elaborados por comissões técnicas-científicas da SBAC. Um deles é o “Posicionamento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) sobre o reporte de espermatozoides em urina – 2024”, que estabelece um algoritmo para relato no laudo laboratorial da presença de espermatozoides em urina, com sugestões de comentários e observações que podem ser inseridas no laudo laboratorial. Outro, intitulado “Recomendação da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC – quanto a preservação de amostras de urina de indivíduos do sexo feminino sob suspeita de abuso sexual para fins forenses”, propõe procedimentos e orientações referentes à cadeia de custódia da amostra e à preservação da amostra de urina para fins forenses de identificação genética humana.
E, por fim, esta edição tem um artigo importantíssimo para o segmento laboratorial que trata da Estruturação da Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no Contexto da Atenção à Saúde – PNDL.
Convido todos a se debruçar nesta leitura e divulgar a novidade da RBAC bilíngue aos colegas analistas, gestores, estudantes e pesquisadores.